Estiletes para artesanato – 5 soluções que você precisa conhecer

O artesanato, seja como uma atividade profissional ou um passatempo, é algo que encanta tanto as pessoas que o consomem quanto quem o produz. Por milhares de anos, há sempre quem transmita ideias, sentimentos, necessidades e retrate o mundo que as cerca através de trabalhos manuais, nas mais variadas técnicas e materiais. E para ter o melhor acabamento, é preciso contar com instrumentos precisos, como os estiletes para artesanatos e acessórios, que viabilizam a obra.

estiletes para artesanato

Atualmente, o artesanato é uma profissão e também uma reconhecida fonte de renda, um segmento que tem muita procura no Brasil e que resguarda a cultura local ou expressa a criatividade do artista. Calcula-se mais de 10 milhões de artesãos no país, o que movimentou um montante de R$ 50 milhões apenas em 2018. E a perspectiva para 2019, mesmo com os problemas econômicos enfrentados pelo Brasil, são positivas. Ajuda a movimentar outros setores, como o turismo e o comércio, por exemplo.

A arte de fazer arte

O artesanato está em todas as culturas. Desde sempre, o homem se sentiu impelido a produzir itens funcionais a partir dos materiais que estavam ao alcance e a expressar a criatividade. Através do artesanato, é possível documentar a realidade e modificar o mundo, relacionando-se com as outras pessoas através do seu trabalho.

estiletes para artesanato

Seja através da cerâmica, do patchwork, do quilt e da costura em geral, da pintura, dos trabalhos com materiais recicláveis, da cartonagem e de outras infinitas possibilidades de materiais, é possível retratar a si mesmo e o mundo através dos trabalhos manuais.

Escolhendo a ferramenta certa

Além dos mais diversos materiais, a qualidade e a precisão do trabalho devem contar com ferramentas adequadas e precisas, que permitam a execução da atividade conforme a textura dos materiais trabalhados.

estiletes para artesanato

ESTILETE PROFISSIONAL CIRCULAR RT28

Saber escolher o estilete certo pode render um investimento de longo prazo e garantir mais definição em seus trabalhos manuais. Além dos estiletes para artesanato, há ainda acessórios que contribuem para a qualidade do trabalho, como as lâminas e as bases de corte, por exemplo.

Estiletes para artesanato e acessórios

A Norma vem desenvolvendo soluções em estiletes para artesanatos e para outras atividades profissionais, bem como acessórios, que complementam a qualidade de sua atividade. Veja a seguir algumas opções que não podem faltar para seus trabalhos manuais:

1) Estiletes Circulares Norma

O destaque fica por conta dos estiletes circulares, em três versões exclusivas:

  • ESTILETE PROFISSIONAL CIRCULAR RT28 – Possui lâmina de aço carbono com diâmetro de 28mm e é indicado para trabalhos de precisão em tecidos, papel e diversos trabalhos manuais – materiais como mantas e feltro, bem como patchwork, quilt e projetos de costura. Saiba mais sobre esta ferramenta aqui.
  • ESTILETE PROFISSIONAL CIRCULAR RT45 – É indicado para trabalhos manuais que exijam um pouco mais de profundidade que a opção anterior. Também conta com a lâmina de aço carbono, mas com diâmetro de 45mm. É perfeito para cortes de precisão em tecidos, papel e trabalhos manuais em geral.
  • ESTILETE PROFISSIONAL CIRCULAR RT60 – É indicado para trabalhos que exijam um estilete mais robusto. Possui lâmina de aço carbono com diâmetro de 60mm e é indicado para trabalhos em tecido, papel, plástico e trabalhos manuais, com mais de uma camada.

Veja mais sobre os estiletes circulares Norma para artesanato nesta matéria.

2) Lâminas Circulares Norma

As lâminas circulares são adequadas aos modelos de estiletes circulares acima citados. São produzidas em aço carbono, com grande precisão de corte e resistência, adaptando-se a diferentes materiais.

estiletes para artesanato

ESTILETE PROFISSIONAL CIRCULAR RT60

3) Estilete Profissional Norma L750

Este é um estilete profissional de grande destaque entre os produtos Norma. Não é específico para trabalhos artesanais, mas é indicado para o corte de precisão em materiais espessos, como carpetes e borracha, que também são utilizados em artesanato, e para trabalhos pesados que necessitam de cortes precisos.

estiletes para artesanato

Possui dois ângulos de afiação, é ambidestro e conta com lâmina em aço carbono com oito segmentos, com ótimo custo-benefício. Veja a resenha completa deste estilete nesta matéria.

4) Base de Corte Norma

A base de corte é um acessório muito comum entre aqueles que produzem artesanato. Ajuda a gabaritar a peça no tamanho adequado, dá mais segurança na hora de cortar, além de garantir a ergonomia do artesão e fazer com que os seus estiletes para artesanato e lâminas durem mais.

estiletes para artesanato

É possível cortar uma vasta gama de materiais utilizando-a: laminados, plásticos, tecidos, couro, vidro, etc. A Norma possui três opções de base de cortes, que você pode conferir neste link. Já saiu aqui no Blog da Norma uma matéria especial sobre as bases de corte – confira tudo neste link.

5) Estilete Rebarbador Design D12

Se você precisa de um estilete para artesanato indicado para trabalhos delicados, a dica é optar pelo Estilete Rebarbador Design D12, ideal para atividades de precisão de corte e aprimoramento de detalhes. É também chamado de bisturi e atende diferentes tipos de trabalhos gráficos e artesanatos, arquitetura e modelismo. Conta com 16 lâminas para reposição.

estiletes para artesanato

Veja também:Impressão Digital – 5 tendências para o segmento em 2019

Gostou das dicas sobre estiletes para artesanato? Deixe um comentário a seguir e compartilhe estas informações em suas redes sociais! Siga-nos no Instagram e no Facebook!

Deixe uma resposta

Fechar Menu