Outubro Rosa – Norma no combate ao Câncer de Mama

Há alguns anos a Norma vem participando do Outubro Rosa – a campanha global de conscientização e prevenção do câncer de mama, doença que possui mais de 2 milhões de novos caso no Brasil todos os anos. O mês de outubro foi escolhido para as ações alerta às mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.

Estas ações devem ser compartilhadas entre pessoas, empresas e instituições de todos os tipos e você pode fazer a diferença, seja através do autoexame, da divulgação de boas práticas de prevenção e do apoio de forma geral à campanha.

A Norma divulga anualmente informações sobre o Outubro Rosa entre os seus colaboradores, comunidade, usuários de suas mídias sociais e clientes, bem como entre os seus outros públicos. O diagnóstico precoce e a informação ainda são a melhor forma de prevenir o avanço da doença.

O que é o câncer de mama?

Segundo o Inca – Instituto Nacional de Câncer, o câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor. Há muitos tipos de câncer de mama, e a prevenção ou diagnóstico precoce ainda é a melhor forma de combater a doença. O câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil.

outubro rosa

Na página do Inca, você pode conferir uma tabela com fatores ambientais e comportamentais, genéticos e hereditários, bem como reprodutivos e hormonais. A identificação destes fatores pode ser essencial na prevenção ou mesmo mudança de hábitos.

Vale ressaltar que ter a doença não significa receber uma sentença de morte. Ano após ano, novos tratamentos e ações de prevenção ajudam a declinar os números de casos fatais em todo o mundo. Dos 59.700 casos da doença em 2018 (INCA), 16.927 foram fatais, sendo 16.724 mulheres e 203 homens. Ainda as incidências são altas, mas a conscientização e prevenção podem contribuir para a cura.

DESTAQUE:Norma participa da campanha Setembro Amarelo – Faça a diferença!

O que é o Outubro Rosa?

O Outubro Rosa é uma campanha mundial de conscientização e prevenção contra o câncer de mama. Ela surgiu através de uma ação da Fundação Susan G. Komen for the Cure, que distribuídu aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990, fitas rosas, que tornou símbolo da luta contra o câncer de mama.

Hoje, o mês é reservado a diversas ações públicas, como iluminação rosa em prédios públicos e privados, distribuição de folhetos explicativos, exames e consultas gratuitas, mobilizações, passeatas, palestras e outros eventos a fim de levar informação sobre a prevenção e diagnóstico precoce da doença.

O que você pode fazer?

Há muitas atitudes que você pode ter para contribuir com a campanha de prevenção do câncer de mama:

  • Comece por você! Faça o autoexame todos os meses. A maior incidência de casos da doença é entre as mulheres, mas homens também podem realizar o exame. É indolor e leva apenas alguns minutos. 90% dos casos de câncer de mama podem ser percebidos pela própria mulher.
  • Apoie campanhas de divulgação e conscientização do Outubro Rosa. Divulgue a campanha entre seus amigos, familiares, colegas de trabalho e outras pessoas que conheça. Compartilhe nas suas redes sociais e converse com mulheres próximas a você – mãe, irmã, esposa, etc.
  • Se você é mulher e tem mais de 40 anos, faça o exame clínico anualmente. Sendo detectado precocemente, o tumor tem 98% de chances de cura, e é de extrema importância que a mulher faça exames rotineiros anualmente. Se possui fatores genéticos em sua família, faça o exame clínico anualmente não importante a idade.
  • Busque ajuda médica quando observar em seu autoexame: assimetrias muito evidentes entre as mamas; nódulos; erupções cutâneas; secreções; especialmente se trouxerem sangue; inchaço e nódulos, vermelhidão e coceira frequente; inversão súbita do mamilo e dor constante na mama ou na axila.
  • Tenha bons hábitos de saúde: vá ao médico regularmente; não fume; não consuma bebidas alcoólicas em excesso; alimente-se com equilíbrio; evite o sedentarismo praticando esportes; evite hormônios sintéticos; mantenha o peso, etc. Estas ações podem prevenir 30% dos casos de câncer de mama.

Veja também:Lâmina Black – Conheça o seu diferencial em trabalhos pesados

Gostou das dicas sobre a campanha Outubro Rosa? Deixe um comentário a seguir e compartilhe estas informações em suas redes sociais! Siga-nos no Instagram e no Facebook!

Deixe uma resposta

Fechar Menu